Encontro FECITUR 2026
- há 40 minutos
- 2 min de leitura
Encontro FECITUR 2026 reúne IGRs de Minas Gerais para planejar as ações para 2027, apresentar as centenas de ações já executadas e em andamento por meio do Convênio celebrado com CODEMIG e SECULT-MG. Minas é sempre pra frente!
Entre os dias 01 e 03 de junho de 2026, a Federação das Instâncias de Governança Regional de Turismo do Estado de Minas Gerais – FECITUR realizou, em Belo Horizonte, o Encontro FECITUR 2026, que reuniu representantes das Instâncias de Governança Regional – IGRs mineiras em um evento que, além de fornecer conhecimento e capacitação para as entidades, celebrou o sucesso e os bons andamentos do Convênio de Saída nº 11.954/2025, firmado junto à CODEMIG, com interveniência da SECULT-MG.
O Encontro, organizado em parceria com o III Congresso Nacional de Turismo e Cultura Responsável, proporcionou, dentre sua programação, o Laboratório de Gestão ESG Aplicada ao Turismo e Cultura, ocasião em que a Presidente da FECITUR, Teresa Lemos, e Rodrigo Cezário, da Cezário ESG, convidaram os diretores e gestores das IGRS a uma imersão em seus próprios territórios para o mapeamento de construção de ações futuras e suas potencialidades.

A programação do evento também contou com a palestra Turismo Verde em Ação: Governança Regional e Implementação de Políticas Públicas, ministrada pela presidente da FECITUR e por Emanuelle de Oliveira, Superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia da SECULT, que destacaram o Convênio de Saída nº 11.954/2025 como exemplo prático de sucesso na busca de soluções, ações e desenvolvimento de políticas regionalizadas para a promoção, a estruturação e a qualificação do turismo em Minas Gerais.

O Encontro FECITUR 2026, além do sucesso de sua programação e do alcance dentro das IGRs, também marcou o cumprimento da contrapartida não-financeira que consta no Convênio de Saída nº 11.954/2025, uma vez que o evento serviu para levar às IGRs mais reflexão acerca de suas funções e atribuições e trabalhar em conexão com trade do turismo mineiro.

Segundo Teresa Lemos, o evento em si e o retorno positivo trazido pelas IGRs, pela CODEMIG e pela SECULT a cerca da condução dos trabalhos e dos resultados parciais alcançados até o momento retratam o profissionalismo com que o convênio e o turismo de Minas Gerais são tratados pelos atores envolvidos na regionalização.
“A prestação de contas parcial foi aprovada, em tempo recorde, mostra o alto grau de envolvimento de todas as partes com essa ação do turismo, e deixa claro o compromisso da federação e das entidades que atuam na regionalização do turismo para o desenvolvimento de todo o setor e finalizou: a segunda parcela já está na conta – R$ 2.500.000 para cumprirmos a segunda fase do projeto que já beneficiou 726 cidades mineiras associadas as IGRs”, afirmou a presidente da FECITUR.
O convênio, que tem vigência até o final de 2026, segue a programação e o cronograma originalmente previsto em seu Plano de Trabalho, e avança agora para a fase final de aquisição de bens para as IGRs, ao mesmo tempo em que começa a programar entregas de produtos e serviços voltados a sinalização turística, montagem de receptivos, estudos de roteirização e elaboração de bancos de dados, dentre outros.



Comentários