top of page

Fecitur participa do Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável

  • comunicacao9532
  • 30 de set.
  • 3 min de leitura

A programação inclui palestras, encontros e festival gastronômico


ree

O Circuito Liberdade - maior complexo cultural da América Latina - que integra teatros, museus, galerias, cinemas, salas de concerto, bibliotecas, centros culturais e outros espaços abertos à população, recebe nos dias 1º e 2 de outubro, em Belo Horizonte, o 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável. Nomes renomados do setor turístico nacional e referências regionais se reúnem em painéis temáticos sobre economia criativa, governança cultural e turística, patrimônio vivo, experiências imersivas, ESG (ambiental, social e governança), financiamento e políticas públicas para o turismo sustentável. A agenda inclui lançamentos, encontros setoriais e visitação ao Circuito Liberdade, no segundo dia do evento.


Na quinta-feira (2), a partir das 17h, no jardim do Palácio da Liberdade, acontece a Mostra de Culinária Santana do Riacho, na qual três restaurantes vão apresentar aos convidados um menu especial para degustação, com foco na culinária mineira e a forte influência da Serra do Cipó. Participam Bistrô Lapinha, que irá servir joelho de porco com fubá suado; Casulo, com risoto; e Filomena Bistrô, com o prato Vinagrete do Espinhaço.


“A experiência gastronômica no Congresso é uma oportunidade de acessar a cultura e a identidade do destino turístico da Serra do Cipó, transmitindo história e os sabores e saberes da nossa culinária”, destaca a secretária de turismo de Santana do Riacho, Renata Mota Soares.


Outro destaque da programação é a feira de expositores, que reúne 10 produtores de diferentes territórios mineiros. O espaço valoriza a produção local e cria oportunidades de negócios, turismo e troca de experiências, aproximando o público da diversidade cultural e gastronômica de municípios como Taquaraçu de Minas, Itabirito, Santana do Riacho, Santo Antônio do Salto e Jaboticatubas.


Trazer cultura, turismo e criatividade econômica para o Circuito Liberdade são, na visão do coordenador executivo, Lucas Amorim, motivos para comemorar. “É mais do que bem-vindo um evento como esse na nossa rede, principalmente porque ele se adequa e enfatiza a transversalidade entre cultura, turismo e criatividade econômica.”


Para a turismóloga Mônica Silva, umas das organizadoras, a segunda edição do Congresso nasce com a missão de transformar o turismo em uma experiência viva. “Promoveremos um intercâmbio entre saberes e sabores, onde os arredores revelam sua riqueza, a gastronomia traduz histórias e a cultura se torna presença à mesa. No Circuito Liberdade, os festivais encontram o Palácio da Liberdade; na feirinha, cada produtor leva consigo a essência de sua terra”.


Unidos pelo turismo de Minas


Também no dia 2 de outubro, a Fecitur - Federação das Instâncias de Governança Regional, traz uma programação especial e exclusiva na Escola de Design da UEMG, entre 14h e 16h. A secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, é presença confirmada. Na oportunidade, Botega vai dar detalhes sobre o repasse para Instâncias de Governança Regional (IGR). Lembrando que, cada IGR poderá acessar um repasse significativo de R$ 100 mil, permitindo o fortalecimento das ações e projetos.


Teresa Lemos, presidente da Fecitur-MG, destaca a importância de envolver os circuitos turísticos neste diálogo. “Este é um momento de união do turismo mineiro, de fortalecer nossa presença e diálogo em prol do desenvolvimento sustentável dos nossos territórios. A participação de todos os circuitos turísticos é fundamental, pois só assim conseguimos fortalecer a identidade do turismo de Minas Gerais, ampliar oportunidades e promover uma troca de experiências que beneficia toda a cadeia do setor”.


Exposição dentro do evento


A edição de 2025 do Congresso conta também com a Exposição Itinerante “Rio das Velhas: Eu faço parte”, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. A mostra reúne dez totens educativos, com 1,70 metro de altura, que apresentam temas relevantes de forma lúdica e acessível, atraindo a atenção de pessoas de todas as idades. A exposição poderá ser visitada pelo público nos intervalos da programação nos dias 1º e 2 de outubro, no Centro de Convenções da CDL-BH.


Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável edição 2025


Muitas reflexões e debates sobre o setor turístico brasileiro vão movimentar Belo Horizonte nos dias 1º, 2 e 3 de outubro. Neste período, a capital mineira recebe o 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, um evento que ganha destaque e se consolida como referência nacional na integração entre inovação, preservação ambiental e valorização dos territórios , fortalecendo a imagem de Minas Gerais como polo cultural. O 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável é uma ação do Plano Diretor do Turismo Verde de Minas Gerais, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com organização de Efkaz Turismo e Cezário Esg.

 
 
 

Comentários


bottom of page