top of page

Conecte-se com as últimas notícias
Seja bem-vindo ao nosso espaço de notícias, onde exploramos o fascinante mundo do turismo em Minas Gerais através das lentes da Fecitur e de seus federados. Aqui, você encontrará uma variedade de artigos que abordam desde as riquezas culturais e naturais do nosso estado até as iniciativas e estratégias que estão moldando o futuro do setor turístico mineiro. Cada post é uma jornada de descoberta, repleta de insights valiosos e histórias inspiradoras que refletem nossa paixão pelo turismo e pelo desenvolvimento sustentável. Convidamos você a explorar, aprender e se inspirar conosco na busca contínua por um turismo mais inclusivo e inovador em Minas Gerais.


Encontro FECITUR 2026
Encontro FECITUR 2026 reúne IGRs de Minas Gerais para planejar as ações para 2027, apresentar as centenas de ações já executadas e em andamento por meio do Convênio celebrado com CODEMIG e SECULT-MG. Minas é sempre pra frente! Entre os dias 01 e 03 de junho de 2026, a Federação das Instâncias de Governança Regional de Turismo do Estado de Minas Gerais – FECITUR realizou, em Belo Horizonte, o Encontro FECITUR 2026, que reuniu representantes das Instâncias de Governança Region
há 2 dias2 min de leitura


Turismo de Minas Gerais já conta com ações do convênio FECITUR - CODEMIG iniciadas em todas as IGRs do Estado
No mês de abril, todas as 48 Instâncias de Governança Regional – IGRs de Turismo de Minas Gerais tiveram iniciadas suas aquisições e prestações de serviços relacionadas ao Convênio de Saída nº 11.954/2025, firmado entre FECITUR e CODEMIG, com interveniência da SECULT, cujo objeto é o fortalecimento e a estruturação das próprias IGRs do Estado. Instâncias Regionais de Turismo como Águas de Minas e Belotur já receberam totens e outros equipamentos e materiais impressos que serã
29 de mai.2 min de leitura


Execução do Convênio celebrado entre FECITUR e CODEMIG, em parceria com SECULT, finaliza seu primeiro trimestre com investimentos e resultados no turismo de Minas Gerais
A execução do 1º Projeto de Estruturação e Fortalecimento das Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Minas Gerais, realizado pela Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo de Minas Gerais – FECITUR a partir do Convênio de Saída nº 11.954/2025 - Codemig, publicado em 30 de dezembro de 2025, que tem como concedente a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE e como interveniente a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, chega ao fi
31 de mar.3 min de leitura


FECITUR, em parceria com SECULT, inicia a execução de Convênio histórico para estruturação do turismo de Minas Gerais
Os meses de janeiro e fevereiro de 2026 marcaram o início da execução do 1º Projeto de Estruturação e Fortalecimento das Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Minas Gerais, realizado pela Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo de Minas Gerais – FECITUR, a partir do Convênio de Saída nº 11.954/2025 - Codemig, publicado em 30 de dezembro de 2025, que tem como concedente a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE e como interveniente a Sec
26 de fev.3 min de leitura


Fecitur firma convênio inédito com a Codemig para promover as IGRs e o turismo mineiro em 2026
A Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo de Minas Gerais (Fecitur) firmou um convênio histórico com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) tendo como interveniente o Governo de Minas Gerais, por meio da Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), e marca o início do 1º Projeto de Estruturação e Fortalecimento das Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Minas Gerais. A parceria inaugura uma nova fase de investimento
30 de dez. de 20252 min de leitura


Teresa Lemos é reeleita presidente da Fecitur-MG para a gestão 2026/2027
A Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) realizou, na manhã desta quarta-feira (11/12), sua reunião online para a eleição da nova diretoria que conduzirá a entidade no biênio 2026/2027. O encontro reuniu representantes de diversas Instâncias de Governança Regional do Turismo (IGRs) e validou, por aclamação, a reeleição de Teresa Augusta Lemos Remunhão para a presidência da Federação, consolidando a continuidade de um trabalho voltado para o fortaleciment
11 de dez. de 20253 min de leitura


Fecitur MG destaca integração e fortalecimento da regionalização em evento nacional no Mato Grosso
A Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur-MG) ministrou palestra no Encontro das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) realizado no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Representada por sua presidente, Teresa Lemos, a entidade contribuiu com orientações técnicas e estratégicas voltadas ao fortalecimento da regionalização do turismo, em um evento que reuniu representantes de todas as regiões do Mato Grosso. A participação reforça o compromisso da Fecitur-MG em esti
2 de dez. de 20252 min de leitura


Edital do Prêmio "Cidade Gastronômica 2026"
A Cumbucca tem a honra de anunciar a abertura do edital para o Prêmio "Cidade Gastronômica 2026". Esta é uma oportunidade única para os municípios mineiros que desejam destacar-se no cenário gastronômico e promover suas ricas culturas alimentares. O prêmio é um incentivo ao desenvolvimento do turismo gastronômico em Minas Gerais e possui o apoio da reconhecendo a excelência dos municípios que implementam políticas públicas voltadas para o fortalecimento da gastronomia local.
8 de out. de 20251 min de leitura


Fecitur participa do Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável
A programação inclui palestras, encontros e festival gastronômico O Circuito Liberdade - maior complexo cultural da América Latina - que integra teatros, museus, galerias, cinemas, salas de concerto, bibliotecas, centros culturais e outros espaços abertos à população, recebe nos dias 1º e 2 de outubro, em Belo Horizonte, o 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável. Nomes renomados do setor turístico nacional e referências regionais se reúnem em painéis temáticos
30 de set. de 20253 min de leitura


Fecitur celebra cadastro de produtores rurais e agricultores familiares no Cadastur
Ontem, 3 de setembro, foi publicada a Portaria Nº 25 pelo Ministério do Turismo, uma medida muito aguardada após a aprovação da nova Lei Geral do Turismo (Lei nº 14.987/2024). Essa portaria tem o potencial de transformar o cenário do turismo rural brasileiro, especialmente em Minas Gerais, e impulsionar o setor em todo o país. A nova normativa estabelece as condições para o cadastro de produtores rurais e agricultores familiares que oferecem serviços turísticos, através do si
4 de set. de 20252 min de leitura


12 de mar. de 20252 min de leitura


7 de mar. de 20252 min de leitura


25 de fev. de 20252 min de leitura


14 de fev. de 20252 min de leitura


27 de out. de 20232 min de leitura


27 de out. de 20232 min de leitura


27 de out. de 20231 min de leitura
bottom of page
